sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Privatização da saúde

Caros amigos, trago notícias preocupantes e é necessário nos movimentarmos para que seja evitado mais esse ataque ao patrimônio público.

O governo está para aprovar um projeto de privatização dos laboratórios da rede Federal do SUS, com a justificativa de melhorar o serviço, o que sabemos não ser a verdadeira intenção dos interessados nem que a mesma irá ocorrer.

Trabalho em um laboratório federal e conheço a realidade do serviço público.  Ao contrário do que muitos podem pensar, os serviços prestados nos laboratórios da rede federal são de excelência e nada deixam a desejar para o serviço privado, muito pelo contrário, quando muitas vezes o serviço particular recorre ao público para revisar seus exames.

As falhas a que estamos expostos são culpa, muitas vezes, da péssima e corrupta administração deste país, que deixa de conceder os meios necessários para o atendimento da população, seja por desvio de verbas, seja por incompetência dos responsáveis, seja por interesses escusos de empresários gananciosos.

Os exames realizados na rede federal contam com os funcionários mais bem preparados e gabaritados para o serviço (dentre eles os maiores especialistas do país) concursados e aprovados dentre milhares, os melhores.

Os exames realizados em laboratórios particulares considerados insatisfatórios são enviados para o serviço público para revisão (então, como uma administração privada poderia melhorar o serviço sendo o diagnóstico o objetivo final?!).

Serviço público = funcionários públicos, estáveis e sem compromissos com terceiros ou medo de perder o emprego, altamente gabaritados e selecionados dentre os melhores.

Serviço privado = funcionários privados, sem estabilidade, amordaçados pelo medo do desemprego, escolhidos a critério dos donos da saúde.

Recentemente o jornal “O dia” publicou uma reportagem a respeito de falhas no serviço de saúde, especificamente, do laboratório de patologia do Hospital Federal de Bonsucesso (link abaixo).

Notem que a colunista da matéria cita como “DENÚNCIA ANÔNIMA” a fonte da mesma, ficando assim livre para dizer o que quiser e, praticamente, impossibilitando uma ampla defesa do assunto.
A época da “denúncia” também é de chamar a atenção, julho – agosto de 2011, antecedendo o golpe que privatizará os laboratórios da parte mais lucrativa da saúde (patologia clínica, anatomia patológica, centro de imagens).

Matérias como essa, temerárias, não tem outro objetivo senão preparar, condicionar a opinião pública que, em primeira instância, não é de concordar com privatizações, ainda mais em se tratando de saúde. Uma vez preparado o terreno, seja por meio de inverdades ou não, dá-se a cartada final, com discursos demagógicos e mentirosos de interessados no lucro desonesto embolsado às custas  daquilo pelo qual o povo tanto pagou e paga.

Mas não estamos de braços cruzados. Algumas movimentações já estão marcadas e gostaria de poder contar com a presença de todos que puderem, com o objetivo de defender o patrimônio público brasileiro, a força sindical do funcionário da saúde, o direito do cidadão de receber pelo aquilo que tão dificilmente paga, e a saúde nossa e de nossos filhos e netos.

Atenciosamente: um servidor interessado, cidadão brasileiro inconformado, ser humano indignado.

Próximo movimento: 14/09 - 10:00 hs. Rua México, 128, Núcleo do Ministério da Saúde (NERJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário